Sites Grátis no Comunidades.net Criar um Site Grátis Fantástico

"Tudo posso naquele que me fortalece"





ONLINE
1





O QUE É ALMOFADA ROHO ?

Reatech 2009 - Almofada

Um dos destaques do stand da Cavenaghi na Reatech 2009 eram os representantes da Roho, referência no mundo em almofadas de ar para cadeirantes e outros usos. Antes de continuar, quero deixar claro que esse post não tem nenhuma intenção comercial, mas tão somente informar aos leitores sobre um produto muito utilizado. Nos cadeirantes, as regiões mais comuns para formação de escaras são os ísquios e a região sacra (figura ao lado), daí a importância da almofada usada na cadeira.

Continuando, dois funcionários vindos direto da fábrica da Roho nos EUA davam explicações sobre os produtos e indicavam o modelo mais apropriado para cada usuário. Era possível fazer um teste num aparelho próprio da Roho - XSensor - que consistia num sensor em forma de capa de assento que era ligado a um computador. Esse sensor era colocado entre o cadeirante e a almofada para medir a pressão sobre a pele e identificar os pontos mais sensíveis à formação de escaras (úlceras de pressão). O visitante podia fazer uma medição real, comparando a pressão quando está sentado na sua almofada atual e a redução que acontecia experimentando uma almofada Roho.

Como nunca tive problemas de escaras, confesso que sempre fui um pouco cético a respeito dessas almofadas de ar. Acreditava que até podiam reduzir a pressão, mas que o conforto seria o mesmo das espumas de alta densidade que usei nesses últimos 15 anos. Só que os números não mentem: o teste mostrou como era ruim a distribuição de pressão na espuma e a melhora radical que acontecia na almofada de ar. Saquei o meu inglês do bolso para conversar com os gringos e, com a ajuda da terapeuta Carla, da Cavenaghi (o blog agradece a ela pela colaboração), consegui copiar os resultados dos testes para publicar aqui no blog.

A idéia mostrada nos gráficos é a seguinte: quanto mais próxima do vermelho for a cor, maior a pressão sobre a pele e maior o risco de formação de uma escara naquele ponto. Quanto mais próxima do azul, menor a pressão. A pele das áreas mostradas em vermelho apresentará problemas de circulação em pouco tempo se o usuário não mudar de posição frequentemente. As áreas em azul estão sofrendo uma pressão normal para a pele e praticamente não há risco de formação de escaras nesses pontos.

As figuras mostram três situações: na primeira, estou sentado numa superf'ície totalmente rígida e lisa (um banco da madeira). Reparem que a área sob os ísquios está muito vermelha, mostrando que eu teria uma ferida nesses pontos facilmente se ficasse sentado nessa superfície.

Na segunda figura aparece a pressão na minha almofada atual, de espuma. A distribuição da pressão é um pouco melhor do que seria numa superfície lisa, mas a região sob os ísquios mostra que ainda há um risco muito grande de escaras.

Na terceira figura estou sentado sobre uma almofada Roho Low Profile. Mesmo sendo o modelo da Roho com menor altura (5 cm), a pressão está muito melhor distribuída do que na espuma, eliminando totalmente os pontos críticos. A Roho ainda tem a opção do modelo High Profile, com 10 cm, indicado para pessoas sem nenhuma sensibilidade e alto risco de formação de escaras.

No final, não tive mais argumentos para recusar a oferta do vendedor e comprei a almofada... :-) Valeu a pena porque o preço estava bom: a oferta especial da Cavenaghi para a Reatech saía por R$ 1.180 em 10 vezes sem juros e com 3 anos de garantia, inclusive contra furos. Calculando, saiu mais barato que comprar lá fora pagando o frete e os impostos de importação para o Brasil, e ainda ganhei a garantia de 3 anos. Vi várias pessoas na feira circulando com caixas da Roho nas mãos. A minha, infelizmente, vai demorar 30 dias para chegar porque não havia no estoque o tamanho certo para a minha cadeira. Para quem passou 15 anos achando que estava bem acomodado, esperar 30 dias vai ser mole... ;-)

Cavenaghi
www.cavenaghi.com.br

Roho Group
www.roho.com